A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis – PROAES, da Universidade Federal Rural da Amazônia foi criada, em Agosto de 2013, para suprir uma necessidade que se apresenta na sociedade hodierna, ou seja, com a democratização do ensino superior muitos indivíduos entraram na universidade, porém alguns entraves (social, pedagógica, econômica, de saúde, psicológica, entre outras) dificultam o processo de formação acadêmica. Sendo assim, a PROAES tem como missão proporcionar igualdade de oportunidades e oferecendo estrutura capaz de subsidiar a formação acadêmica, pessoal, social, afetiva e profissional do discente.
Suas ações estão pautadas em planejamento, coordenação, execução e avaliação de programas, projetos e ações voltados à política de assuntos estudantis. Tais políticas atendem as demandas sociais, psicológicas, pedagógicas e de saúde, criando alternativas socioeducativas e culturais de permanência do estudante na universidade, proporcionando assim, a formação profissional e o pleno desenvolvimento da cidadania.
Os programas, projetos e ações serão geridos pela Superintendência de Assuntos Estudantis e efetivados por suas três divisões (Psicossocial e Pedagógica; Assistência Estudantil; Qualificação Acadêmica) e Restaurante Universitário – RU.

MISSÃO

A Missão de uma instituição é aquilo que a faz existir, é o que define sua principal finalidade e a caracteriza. Representa um conjunto de objetivos traçados para melhorá-la e aprimorar suas relações com todos que estão nela incluídos. A PROAES tem como missão:
Desenvolver ações institucionais, pedagógicas e acadêmicas direcionadas para o acesso, para a permanência e para a conclusão de discentes matriculados nos cursos de graduação presencial da UFRA, em articulação com as demais estruturas universitárias.

VISÃO

A Visão é o que orienta a instituição no caminho a seguir, reúne os desejos de todos os que fazem parte dela a fim de construir uma meta a ser alcançada. A visão da PROAES consiste em:
Ser uma Pró-Reitoria unida, autônoma e dinâmica, comprometida com a política institucional e com os alunos, e baseada em infraestrutura e organização contemporânea; a qual sirva como referência nacional da universidade do século XXI.

VALORES

A Declaração de Valores enfatiza os princípios e valores que servem de referência para a realização das atividades na PROAES e constituem as prioridades a serem seguidas pela Instituição para alcançar seu objetivo maior – a permanência do aluno em uma Universidade de excelência. São estes:
Ética;
Inovação;
Gratuidade de ensino;
Competência profissional;
Eliminação de preconceitos;
Qualidade da Assistência Estudantil;
Valorização do profissional e do aluno;
Preparação para o exercício da cidadania;
Articulação ensino, pesquisa, extensão e assistência;
Democratização dos serviços prestados aos estudantes;
Compromisso social, institucional, pedagógico e acadêmico;
Compromisso com o aluno e com o Movimento e a Assistência Estudantil.